Autor: Danilo Barossi Cury
Mais do que nunca, os investimentos em conhecimento e tecnologia não podem parar. Para isso, temos que criar um círculo virtuoso. Isto é, o laboratório deve ser lucrativo, de forma a possibilitar novos investimentos que gerem mais lucros e realimentem o círculo. O contrário seria o círculo vicioso, em que o laboratório trabalha com prejuízo, o que impossibilita a atualização profissional, gerando assim mais prejuízos e realimentando negativamente o círculo. Grande parte dos laboratórios que entram em um círculo vicioso são aqueles que, no afã de conquistar clientes, trabalham com preços abaixo da linha de custos. A princípio, eles conseguem aumentar o volume de trabalho, mais aumentam também o prejuízo. Para conquistar e manter clientes, devemos destacar o conceito custo/benefício, mostrando que oferecemos muitos benefícios, como qualidade, pontualidade, precisão e matéria-prima confiável, a um preço relativamente baixo. É impossível simplesmente comparar preços, sem avaliar os benefícios que cada laboratório pode oferecer. Para convencer o nosso cliente de que nossos preços são competitivos, diante do que oferecemos, é necessário um bom trabalho de marketing. Mostrar a ele como sai caro o paciente ficar esperando na cadeira o trabalho que não chega, ou perder o paciente por causa daquela prótese que nunca se ajusta, ou mesmo levar um processo por causa de um trabalho feito com matéria-prima inadequada. É importante também que procuremos mostrar ao C.D. de que ele conseguirá realizar o melhor tratamento a um preço acessível, cobrando o trabalho de prótese à parte, mais um determinado valor pelo número de horas com o paciente na cadeira e ainda a matéria prima gasta no tratamento. Por exemplo: todos perdem se ele cobrar pelo tratamento um número multiplicado pelo preço da prótese e a diferença de preços entre um trabalho de maior ou menor qualidade for de R$ 50,00; para o paciente, este valor sobe para R$ 150,00, quando este C.D. cobra pelo tratamento 3 vezes o preço do laboratório. Devemos constantemente reavaliar nossos preços, oferecer a melhor qualidade em todos os sentidos, fazer um bom trabalho de marketing, criando assim um círculo virtuoso e tornando nosso laboratório cada vez mais competitivo na Era da Tecnologia.
Círculo Virtuoso X Círculo Vicioso.
Autor: Danilo Barossi Cury
Mais do que nunca, os investimentos em conhecimento e tecnologia não podem parar. Para isso, temos que criar um círculo virtuoso. Isto é, o laboratório deve ser lucrativo, de forma a possibilitar novos investimentos que gerem mais lucros e realimentem o círculo. O contrário seria o círculo vicioso, em que o laboratório trabalha com prejuízo, o que impossibilita a atualização profissional, gerando assim mais prejuízos e realimentando negativamente o círculo. Grande parte dos laboratórios que entram em um círculo vicioso são aqueles que, no afã de conquistar clientes, trabalham com preços abaixo da linha de custos. A princípio, eles conseguem aumentar o volume de trabalho, mais aumentam também o prejuízo. Para conquistar e manter clientes, devemos destacar o conceito custo/benefício, mostrando que oferecemos muitos benefícios, como qualidade, pontualidade, precisão e matéria-prima confiável, a um preço relativamente baixo. É impossível simplesmente comparar preços, sem avaliar os benefícios que cada laboratório pode oferecer. Para convencer o nosso cliente de que nossos preços são competitivos, diante do que oferecemos, é necessário um bom trabalho de marketing. Mostrar a ele como sai caro o paciente ficar esperando na cadeira o trabalho que não chega, ou perder o paciente por causa daquela prótese que nunca se ajusta, ou mesmo levar um processo por causa de um trabalho feito com matéria-prima inadequada. É importante também que procuremos mostrar ao C.D. de que ele conseguirá realizar o melhor tratamento a um preço acessível, cobrando o trabalho de prótese à parte, mais um determinado valor pelo número de horas com o paciente na cadeira e ainda a matéria prima gasta no tratamento. Por exemplo: todos perdem se ele cobrar pelo tratamento um número multiplicado pelo preço da prótese e a diferença de preços entre um trabalho de maior ou menor qualidade for de R$ 50,00; para o paciente, este valor sobe para R$ 150,00, quando este C.D. cobra pelo tratamento 3 vezes o preço do laboratório. Devemos constantemente reavaliar nossos preços, oferecer a melhor qualidade em todos os sentidos, fazer um bom trabalho de marketing, criando assim um círculo virtuoso e tornando nosso laboratório cada vez mais competitivo na Era da Tecnologia.