Como Neutralizar A Ansiedade


Por Sandra Regina da Luz Inácio
A ansiedade é um rótulo com que se embrulha estados emocionais diferentes que produzem comportamentos semelhantes.
Antes de ser uma emoção específica, a ansiedade é um estado de alerta, em que a pessoa vive na expectativa de alguma coisa indefinida, diante da qual se mantém em guarda, numa posição defensiva.
Esse estado de alerta acelera o metabolismo e causa alterações físicas, mentais e emocionais que alimentando o circuito da ansiedade.
Como Neutralizar a ansiedade
1) Substituir pensamentos negativos por outros que levem sua mente a um estado positivo. Ninguém é refém das próprias emoções.
2) Em vez de se preocupar com o que quer que seja, se ocupe. Faça a sua parte e, relaxe.
3) Manter- se vigilante. A observação interna permite que você reconheça quando um padrão antigo e negativo quer se manifestar. Ao perceber o que está se passando você pode mudar de direção e não permitir que a ansiedade se instale.
4) Parar pensar no que tem que fazer. Dê o primeiro passo e comece. Isso movimentará a energia necessária para continuar até o fim.
5) Aceitar o novo com entusiasmo, confiando que você pode lidar com o que quer que aconteça. Viva a cada momento fazendo o melhor com os recursos que possui e nada o (a) tirará você do seu centro.
6) Cuidar da saúde do seu corpo. A atenção com os alimentos que coloca em seu corpo ajuda a cuidar da seleção dos alimentos com que nutre suas emoções e pensamentos.
7) Fazer coisas boas para si próprio, ainda que pareçam insignificantes.
8) Completar o que iniciou. Sua mente inconsciente fica à espreita dos compromissos feitos e ainda não cumpridos. Isso inclui a leitura de um livro, a arrumação da casa, ou qualquer projeto profissional ou pessoal. Se achar que não vale mais a pena, dê a coisa por concluída para que possa sair da relação de “pendências” na sua vida.
9) Buscar informações para avaliar uma situação. O conhecimento das diferentes opções que se tem para lidar com algo aumenta o número de escolhas disponíveis para se sair bem no que quer que seja.
10) Aceitar as condições em que encontra exatamente como são, assumindo a responsabilidade de fazer o melhor com o que tem agora.
11) Confiar na sabedoria infinita do universo. Confiar na vida.  Ao olhar para trás, observará que os obstáculos que encontrou em sua vida permitiram que alcançasse realizações maiores.
Como não se pode prever ou controlar os acontecimentos da vida, o ponto de partida para neutralizar a ansiedade é aceitar o fato de que a única coisa que se pode controlar é a própria atitude.