POR:CHARLES BENIGNO
Semana passada estive em uma reunião com Marcos Marcelino. Ao final da conversa, ao comentar sobre sua trajetória empresarial de sucesso, afirmou que também teve fracassos, mas que sempre que fracassou foi quando não atuou com profissionalismo.Mas, afinal, o que é atuar com profissionalismo? O que significa isso para um empresário? Atuar com profissionalismo é conhecer o negócio, o produto, o consumidor, a concorrência. É trabalhar com empenho, com seriedade, buscar melhorar sempre, buscar o melhor resultado possível para o seu trabalho. É agir com ética, com eficiência. Infelizmente, é mais fácil encontrarmos o amadorismo. Quantos empresários se preocupam em treinar seus vendedores? Quantos empresários realmente se preocupam que o cliente esteja satisfeito? Quantos conhecem a fundo seu negócio?Todos nós já tivemos contato com empresas claramente pouco profissionais, e sabemos que a experiência nunca é agradável. Sabemos também que nestas situações a nossa maior alegria é saber que existe um concorrente melhor. Por isso somos implacáveis com quem não trabalha da maneira certa. Quando se trata de mercados extremamente competitivos, a situação é ainda mais crítica. Muitas vezes as empresas nem têm tempo para corrigir seus erros, para aprender. Não é à toa que o tempo médio de permanência de uma nova empresa no mercado diminuiu.Observem a explosão do segmento de franquias. Uma das vantagens de ser franqueado é começar profissionalmente um negócio, com processos consolidados, com know how desenvolvido e conhecimento do mercado. Isso diminui em muito os riscos de insucesso.Seria bastante útil se todo empresário, diante de dificuldades ou fracassos, avaliasse se agiu com profissionalismo. Talvez nesta resposta esteja a origem de seus problemas.Empresário que não atua com profissionalismo tem vida curta no mercado. Não existe um caminho alternativo, em longo prazo o negócio não prospera. Por isso muitas empresas fecham as portas. Não é somente por crise no mercado, falta de apoio do governo, falta de capital. Há que se considerar com que nível de profissionalismo estes empresários atuavam. Que nível de esforço empreenderam neste sentido. Muitos nem sequer tiveram essa preocupação, ou reconheceram depois seus erros.Parando para pensar, não há como deixar de concordar com Marcos Marcelino: um dos segredos do sucesso nos negócios é atuar com profissionalismo.
Profissionalismo
Semana passada estive em uma reunião com Marcos Marcelino. Ao final da conversa, ao comentar sobre sua trajetória empresarial de sucesso, afirmou que também teve fracassos, mas que sempre que fracassou foi quando não atuou com profissionalismo.Mas, afinal, o que é atuar com profissionalismo? O que significa isso para um empresário? Atuar com profissionalismo é conhecer o negócio, o produto, o consumidor, a concorrência. É trabalhar com empenho, com seriedade, buscar melhorar sempre, buscar o melhor resultado possível para o seu trabalho. É agir com ética, com eficiência. Infelizmente, é mais fácil encontrarmos o amadorismo. Quantos empresários se preocupam em treinar seus vendedores? Quantos empresários realmente se preocupam que o cliente esteja satisfeito? Quantos conhecem a fundo seu negócio?Todos nós já tivemos contato com empresas claramente pouco profissionais, e sabemos que a experiência nunca é agradável. Sabemos também que nestas situações a nossa maior alegria é saber que existe um concorrente melhor. Por isso somos implacáveis com quem não trabalha da maneira certa. Quando se trata de mercados extremamente competitivos, a situação é ainda mais crítica. Muitas vezes as empresas nem têm tempo para corrigir seus erros, para aprender. Não é à toa que o tempo médio de permanência de uma nova empresa no mercado diminuiu.Observem a explosão do segmento de franquias. Uma das vantagens de ser franqueado é começar profissionalmente um negócio, com processos consolidados, com know how desenvolvido e conhecimento do mercado. Isso diminui em muito os riscos de insucesso.Seria bastante útil se todo empresário, diante de dificuldades ou fracassos, avaliasse se agiu com profissionalismo. Talvez nesta resposta esteja a origem de seus problemas.Empresário que não atua com profissionalismo tem vida curta no mercado. Não existe um caminho alternativo, em longo prazo o negócio não prospera. Por isso muitas empresas fecham as portas. Não é somente por crise no mercado, falta de apoio do governo, falta de capital. Há que se considerar com que nível de profissionalismo estes empresários atuavam. Que nível de esforço empreenderam neste sentido. Muitos nem sequer tiveram essa preocupação, ou reconheceram depois seus erros.Parando para pensar, não há como deixar de concordar com Marcos Marcelino: um dos segredos do sucesso nos negócios é atuar com profissionalismo.