Rapidez no atendimento de algumas lanchonetes estimula o desejo de consumo
Sempre que entramos em restaurantes fast-food e fazemos um pedido, esperamos receber a comida imediatamente. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, demonstra que pensar em “comida rápida” nos torna mais apressados de maneira geral. Os cientistas realizaram estudos com mais de 200 pessoas e constataram que a exposição a logotipos de empresas como McDonald’s e Kentucky Fried Chicken (KFC) pode causar impaciência e apreensão, fazendo com que as pessoas evitem adiar o recebimento de recompensas, o que causa, por exemplo, dificuldade em economizar dinheiro. Em outro momento, ao pensar em fast-foods os voluntários acabaram decidindo, por exemplo, comprar produtos que lhes permitissem economizar tempo, como xampus dois em um (incluindo o condicionador). Além disso, ao ler um texto após ver o logotipo, os participantes fizeram a leitura mais rapidamente, apesar de não terem nenhuma limitação de tempo. Os resultados do estudo, publicado no Psychological Science, sugerem que mesmo que a tarefa nada tenha a ver com alimentos, o nosso comportamento é influenciado pelo tipo de alimentos que consumimos.
Fonte: Revista Mente e Cérebro Fev/11
Bite Informa: Pensar Em Fast Food Costuma Nos Tornar Impacientes
Sempre que entramos em restaurantes fast-food e fazemos um pedido, esperamos receber a comida imediatamente. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, demonstra que pensar em “comida rápida” nos torna mais apressados de maneira geral. Os cientistas realizaram estudos com mais de 200 pessoas e constataram que a exposição a logotipos de empresas como McDonald’s e Kentucky Fried Chicken (KFC) pode causar impaciência e apreensão, fazendo com que as pessoas evitem adiar o recebimento de recompensas, o que causa, por exemplo, dificuldade em economizar dinheiro. Em outro momento, ao pensar em fast-foods os voluntários acabaram decidindo, por exemplo, comprar produtos que lhes permitissem economizar tempo, como xampus dois em um (incluindo o condicionador). Além disso, ao ler um texto após ver o logotipo, os participantes fizeram a leitura mais rapidamente, apesar de não terem nenhuma limitação de tempo. Os resultados do estudo, publicado no Psychological Science, sugerem que mesmo que a tarefa nada tenha a ver com alimentos, o nosso comportamento é influenciado pelo tipo de alimentos que consumimos.
Fonte: Revista Mente e Cérebro Fev/11